sexta-feira, 22 de março de 2013

Projeto Faça sua Semana Verdadeiramente Santa




O Santuário da Conceição está propondo aos fiéis o resgate do sentido autêntico da Páscoa. Para isso, realiza pela segunda vez o projeto “Faça sua Semana Verdadeiramente Santa”, com distribuição de material que explica o significado de cada momento da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo.

O material segue a mesma ordem da liturgia da Semana Santa, em contraposição aos apelos do mercado, que limita o período à troca de ovos de chocolate ou aos benefícios de um “feriadão”. Na capa do folheto, o leitor é questionado: Sua Semana Santa é só isso?

“Queremos estimular a reflexão sobre valores que estão se perdendo, para que a resposta dos cristãos católicos seja não a essa pergunta. Esse é tempo de lembrar da imensa prova de amor que Deus nos deu”, explicou o coordenador da Pastoral da Comunicação (Pascom), Ricardo Alvarenga.

Entenda mais:

A celebração do Mistério Pascal de Cristo começa na Domingo de Ramos (24), momento em que todos costumam ir à missa levando seus ramos verdes. Com esse símbolo, a Igreja revive a entrada de Jesus em Jerusalém. Na programação do Santuário da Conceição, a procissão sairá do Hospital Sarah, às 6h, seguida de missa. Para as crianças, a procissão e a celebração eucarística acontecerá a partir das 9h.   

De segunda (25) até quarta (27), serão celebrados e lembrados personagens que participaram dos acontecimentos da Paixão do Senhor. Na terça, será realizada, às 19h, procissão com a imagem de Bom Jesus dos Passos, que sairá da comunidade Nossa Senhora de Fátima, e a de Nossa Senhora das Dores, que partirá da comunidade Santo Antônio, até o Santuário da Conceição, onde, às 19h30, acontecerá o Sermão do Encontro.

O Tríduo Pascal é iniciado com a celebração na quinta-feira, às 19h30. É um ponto forte, marcado pela Instituição da Eucaristia, Sermão do Mandamento Novo e Lava-pés. Após a missa, a oração do povo continua na adoração ao Santíssimo, no Salão Paroquial, até a meia noite.

A Sexta-feira Santa é o dia da paixão. A Paixão e Morte de Jesus Cristo é celebrada para que os cristão não esqueçam o quanto sofreu o Salvador do mundo, que deu a vida e liberdade na fé. Esse é o único dia do ano em que não se celebra missa em todo o mundo. Às 15h, horário em que teria acontecido a morte de Cristo, os cristãos se reúnem para rezar pelas necessidades da igreja universal e da sociedade, na celebração da Paixão do Senhor. Em seguida, há a procissão do Senhor Morto. Jovens do Santuário da Conceição encenarão, às 19h30, a Via Sacra.

O Sábado de Aleluia é silêncio e contemplação. O Senhor é velado durante o dia; durante a noite, Às 19h30, começa a grande Vigília Pascal. Nessa missa, é apresentado a todos o Círio Pascal, sinal de vida e luz.

No Domingo de Páscoa, os cristãos comemoram a vitória de Jesus sobre a morte. Às 6h, a Procissão da Ressurreição sairá do Hospital Sarah. As celebrações festivas acontecerão às 7h, 9h, 17h e 19h. “O Domingo de Páscoa significa o início de uma nova vida, ao lado do Cristo que venceu o maior inimigo do homem, a morte. É momento de muita alegria na vida da Igreja”, destacou o reitor do Santuário da Conceição, padre Arnaldo Menezes, scj.

Nenhum comentário:

Postar um comentário