Santuário da Conceição celebra Semana da Família com casamento comunitário e Caminhada pela Paz
O ritmo acelerado de trabalho, a inseguraça econômica das famílias em momentos de dificuldades e a necessidade de mais tempo para exercitar a espiritualidade são alguns dos pontos de reflexão levantados na Semana Nacional da Família 2012, que está acontecendo em todo o país desde o dia 12 e será encerrada no domingo (18). O tema proposto pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) foi “A família: o trabalho e a festa”.
Em São Luís, a Semana da Família está sendo celebrada pelo Santuário Nossa Senhora da Conceição, no Monte Castelo. A Pastoral da Família organizou oficinas de relaxamento, palestra sobre os desafios da atualidade para a instituição familiar e momentos de oração.
No sábado, às 19h30, dez casais vão confirmar seus compromissos, em cerimônia de casamento comunitário. No domingo, às 17h, será realizada a Primeira Caminhada pela Paz nas Famílias. “Queremos nos unir contra a violência que acontece dentro de casa e divulgar o exemplo de família, como foi a de Jesus, Maria e José”, destacou o coordenador da Pastoral da Família no Santuário da Conceição, Fabrício Lima.
A violência doméstica e familiar é aquela que acontece entre parentes, inclusive o abuso sexual de crianças, violência contra a mulher ou mesmo agressão de idosos. “Está no momento de resgatarmos os valores cristãos, que nos direcionam a viver em paz e com amor”, frisou o reitor do Santuário, padre Arnaldo Menezes, scj.
20 anos de Semana da Família
Desde 1992, a Semana Nacional da Família entrou para o calendário das paróquias brasileiras. Em 1994, com a vinda do então Papa João Paulo II ao Brasil, passou a ser editada a publicação “A Hora da Família”. O evento é uma resposta ao desejo de se fazer alguma coisa em defesa e promoção da família, cujos valores vêm sendo agredidos na sociedade atual. Para levantar essas discussões, a Igreja Católica escolheu a semana seguinte ao dia dos pais, no mês de agosto, por ser o mês vocacional.

Nenhum comentário:
Postar um comentário