quinta-feira, 19 de julho de 2012


Encontro Nacional da Pascom inicia com discussão sobre posição da igreja na sociedade atual


Um mundo ignorante na fé, no qual o corpo, a beleza, o dinheiro, o sucesso e o prazer são cultuados como ídolos. Mas nessa mesma realidade emergem experiências que demonstram o quanto Deus está vivo na vida dos cristãos, a exemplo da Jornada Mundial da Juventude, que consegue mobilizar jovens de todo o globo.

Foi esse panorama desafiador que o jornalista e diretor internacional de Ciências Sociais da Universidade de Navaro, Carlos Alberto di Franco, traçou na conferência de abertura do 3º Encontro Nacional da Pastoral da Comunicação (PASCOM), que iniciou nesta quinta (19), em Aparecida/SP.

Convidado a falar sobre “Comunicação e informação: igreja e sociedade”, o conferencista defendeu que o cenário atual exige um modo novo de influir e comunicar a verdade de Jesus Cristo. “Ao longo da história, a Igreja tem transmitido a mais espetacular notícia: a da redenção do mundo”, frisou Carlos Alberto.

Para ele, quem trabalha com comunicação na Igreja Católica tem a missão de dar testemunho de Jesus e comunicar. Os modelos nesse trabalho, na opinião de Carlos Alberto, são os papas João Paulo II e Bento XVI. Numa época em que se tenta disseminar a ideia de a Igreja ser uma instituição rígida, burocrática e distante dos jovens, os sucessores de São Pedro mantêm-se como fenômenos de massa, mobilizando multidões.

“São situações que comprovam que Deus está mais vivo do que nunca nos jovens; sinal de vitalidade da Igreja”, disse o conferencista, ao relembrar a comoção pública que o papa causa por onde passa.

Carlos Alberto recomendou a necessidade de elaboração de estratégias, para que a Igreja entre definitivamente na agenda dos meios de comunicação. Mas, segundo ele, isso precisa ser feito com profissionalismo. “É preciso investir na formação de recursos humanos; em bons assessores de comunicação que possam defender as doutrinas da Igreja”, concluiu.

O Encontro da PASCOM acontecerá até domingo (22), com o tema central “Identidade e missão”. Do Santuário Nossa Senhora da Conceição participam o coordenador da PASCOM, Ricardo Alvarenga, e o jornalista Romulo Gomes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário