domingo, 8 de outubro de 2017

Lançamento do Festejo Nossa Senhora da Conceição 2017

Rendendo honras a Nossa Senhora da Conceição, intercessora fiel de nossa comunidade e de todos que recorrem a ela, este ano, o dia 08 de setembro foi escolhida para darmos início a divulgação e reflexão sobre o tema e o lema do Festejo da Conceição. 
Na missa das 12h00, presidida pelo reitor do santuário, Carlos Paris, scj, o tema, lema e a identidade visual do Festejo da Conceição 2017, foram divulgados através de uma linda celebração, regada por muitas homenagens a Nossa Senhora.
Maria para nós, é  modelo de serva, detentora do primeiro sim, que tornou possível o plano de Deus de comunicar-nos o seu amor através de seu Filho. “Eu estava lá, pela primeira vez, emocionada, sentia que estava em sintonia com Maria, mesmo ela tendo milhares de filhos adotivos. E amparada por seu olhar maternal percebi que jamais serei abandonada pela Mãe do meu Senhor.” Diz Letícia Cardoso, 25 anos, devota de Nossa Senhora.
Crendo em Maria como condutora para nossa maturidade enquanto cristãos, este ano propomos a reflexão entorno do fiat de Nossa Senhora, clamando por sua intercessão para que assemelhemos cada vez mais o nosso servir ao da Mãe de Deus e juntos, sob o seu auxílio possamos ser e fazer Igreja no plano físico e espiritual. .
Assim, Tendo a fé mariana como modelo, e de coração aberto para os desígnios de Deus, membros de todas as pastorais e movimentos, anunciaram juntos o tema: "Com Maria, Construindo Igreja” e o lema: Faça-se em mim (Lc 1, 38). Já em relação aos elementos que constituem a identidade visual do festejo, a imagem de Nossa Senhora aparece sobre um fundo de vitrais, que presente em muitas construções de templos religiosos permitem a incidência da luz no interior do ambiente, assim como Maria, a revestida de sol, Rainha da Luz, que ilumina a nossa caminhada para o encontro com seu filho, Jesus Cristo.
Os vitrais de colorações laranja e amarelo, fazem menção a coroa com as  doze estrelas , presente na passagem do livro de Apocalipse: “Então apareceu no céu um grande sinal: uma mulher vestida com o sol, tendo a lua de baixo dos pés e, sobre a cabeça, uma coroa de doze estrelas.”(Ap 12,1). Os de coloração azul remetem-se ao manto de serenidade de Nossa Senhora que protege e ampara a todos os seus filhos.
Enxergando a Igreja como fruto de encontros do povo de Deus, que busca comunicar a Boa Nova, o Santuário da Conceição convida os devotos e devotas de Maria a reunirem-se na Casa da Mãe, em comunhão e preparação espiritual para vivenciarmos o nosso festejo mariano. Rogai por nós Santa Mãe de Deus!


Um comentário: