sexta-feira, 19 de junho de 2015

Regional Nordeste V da CNBB promove encontro de comunicação


Estão abertas, até o dia 23 de junho, as inscrições para o Encontro Regional da Pastoral da Comunicação, que será realizado pelo Regional Nordeste V da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), entre os dias 26 e 28 de junho, na Casa de Retiro Oásis, em São Luís. A proposta do evento é animar e articular as diversas iniciativas de comunicação das 12 dioceses do Maranhão, a partir dos conceitos e orientações do Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil.

Os interessados devem entrar em contato pelo endereço eletrônico eanes_silva@hotmail.com. Foram disponibilizadas 100 vagas e os participantes receberão certificados. As inscrições custam R$ 150,00, com direito a hospedagem, alimentação e material do evento.

De acordo com a coordenadora da Pastoral da Comunicação do Regional, Eanes Silva, esta é uma oportunidade de comunhão e formação entre os agentes que fazem a comunicação católica no estado. “O encontro é uma forma de interação das pascom’s das diversas dioceses do regional; uma oportunidade de partilhar conhecimentos, lutas, sonhos e conquistas. Um momento de potencializar o entendimento e a compreensão do que é a comunicação e de como acontecem os seus processos”, enfatizou.

O encontro será constituído de missa, mesas redondas, debates, grupos de trabalho e momentos de confraternização e espiritualidade para os comunicadores, privilegiando os temas centrais do Diretório de Comunicação.

Temática – A reflexão sobre o tema “A Comunicação no Maranhão à luz do Diretório de Comunicação” será conduzida, ao longo dos três dias, pelos assessores enviados pela CNBB, Pe. Rafael Vieira Silva, missionário redentorista, jornalista, mestre em Teologia Moral pela Pontifícia Universidade Lateranense de Roma e especialista em Jornalismo de Televisão pelo Centro Internacional de Opinião Publica de Roma, e Ricardo Alvarenga, jornalista, mestrando em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo e pesquisador na área de Comunicação Católica, pelo Grupo de Pesquisa em Mídia, Religião e Cultura da mesma universidade.

A temática principal do evento será o Diretório de Comunicação da Igreja Católica no Brasil que foi lançado no ano passado pela CNBB. “Neste ano, o encontro será voltado para o estudo desse importante documento da nossa Igreja, que a partir de então irá nortear a missão da Pascom do Regional Nordeste 5 no anúncio da boa nova”, afirmou Eanes Silva.

Para os assessores, o diretório sinaliza maior integração entre as iniciativas de comunicação da Igreja Católica. A primeira pesquisa feita no Brasil sobre o Diretório de Comunicação foi realizada por um dos assessores do encontro, Ricardo Alvarenga. Em sua pesquisa, ele procurou reconstruir o processo de produção do documento. “Realizamos diversas entrevistas com membros da equipe que produziu o diretório. Nossas inquietações surgiram do desejo de entender esse processo de produção coletiva de um documento, buscando compreender as principais dificuldades, temáticas, rotinas de produção e também os motivos pelos quais a Igreja teria se sentido motivada a produzi-lo”, destacou. 


Atualmente, o Regional Nordeste V da CNBB tem a Pastoral da Comunicação implantada em nove das doze dioceses do estado: Viana, Brejo, Imperatriz, Bacabal, Balsas, São Luís, Caxias, Grajaú e Coroatá. Um dos encaminhamentos do encontro será a revisão do Projeto de Comunicação do Regional que norteará os grupos nos próximos anos.

Fonte: Pascom Regional Nordeste V

Nenhum comentário:

Postar um comentário