segunda-feira, 11 de maio de 2015

As Marias - Nossa Senhora da Comunicação


História de Nossa Senhora da Comunicação

A "Vierge d'Albert" é um imagem de bronze dourado do artista francês George Albert. Obra significativa, original, única, do final do século 19. Foi adquirida em Paris pelo Dr. Manoel Casado Lima e sua esposa, sra. Carolina, viscondessa do Livramento (Recife -PE), que a deram de presente ao Pe. Pedro Falcone: este, por sua vez, a doou ao Sistema Salesiano de Vídeo-comunicação (SSV). O título de "Nossa Senhora da Comunicação" foi dado no SSV.
Abaixo o artigo do jornalista alemão que assina GM, publicado na primeira página de Kirche und Leben de 27/05/1990, domingo, Dia Mundial dos Meios de Comunicação Social. O jornal é órgão oficial da Diocese de Münster (Alemanha).
Uma réplica desta imagem, também em bronze, feita pelo artista italiano radicado em Belo Horizonte, Gianfranco Cerri, está no Instituto de Comunicação Social da Pontifícia Universidade Salesiana, em Roma.
Nota do tradutor: Novalis é pseudônimo de importante poeta romântico alemão (1772-1801).
Vi a pequena estátua de Nossa Senhora na capela dos salesianos, em Itatiaia, não longe da cidade brasileira de Belo Horizonte, e lembrei-me de Novalis: "vejo-te, Maria, representada com carinho em imagens mil..." Aqui, no Centro de Produção de Filmes e Vídeos destes religiosos italianos e brasileiros, vi uma nova imagem de Maria: a Mãe da Comunicação. Estranho e surpreendente pelo menos para quem associa o conceito 'comunicação' com o processo técnico de veiculação de notícias. E, no entanto, conforme me disse Pe. Antonio Pacheco de Paula, em última análise,
Maria nos transmitiu a notícia mais significativa, a mensagem mais importante para nossa vida: Jesus. E já que nós, jornalistas, por profissão, nos ocupamos principalmente com veiculação de notícias e mensagens, não é tão estranho que a gente se considere, por assim dizer, colega de Maria. Ela proporcionou a nós, humanos, a melhor notícia, o 'furo' sem igual: Cristo está sempre junto de vocês, não precisam ter medo, Ele está a seu lado. Por isso, como mostra nossa reprodução gráfica, Maria levanta bem alto o menino Jesus, à maneira de um cabeçalho: a manchete de nossa vida!
Quando meus amigos brasileiros me disseram que Maria é para eles a mais estimada colega, por ter veiculado a matéria mais interessante e profunda para a nossa vida, devo confessar que, num primeiro instante fiquei em silêncio. Mentalmente, fiz uma revisão: para mim, quem era Maria? Um idílio, uma balada, um certo encanto religioso, que leva a fazer uns versos?
Aqui, junto dos salesianos brasileiros, vivenciei Maria numa nova imagem jornalística: ela nos proporcionou a manchete para a nossa vida, aqui, acima de mim, lhes mostro Jesus. Eu lhes consigo acesso a Ele. Eu lhes sirvo de agência e advogada, e lhes abro o caminho para meu Filho. O que Ele lhes disser é exclusivo, único para cada um de vocês...
Aí entendi os salesianos de Itatiaia: compreendi porque, na qualidade de publicitários de Nossa Senhora, lhe dedicaram na capela uma imagem com o título de Nossa Senhora da Comunicação.

Fonte: prestservi.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário