sexta-feira, 9 de novembro de 2012



FÉ E ALEGRIA MARCAM UM MÊS DE PROGRAMAÇÃO DO FESTEJO DA CONCEIÇÃO
 Com o tema “Feliz aquela que acreditou!”, festejo de mais de 200 anos começa nesta quinta-feira (08)


A programação do Festejo de Nossa Senhora da Conceição (Monte Castelo) acontece durante um mês. Inicia nesta quinta-feira (08) e vai até 08 de Dezembro, dia dedicado à Imaculada Conceição. As reflexões nas novenas, romarias e missas deste ano serão direcionadas pelo trecho bíblico do evangelista Lucas (1, 45), em que a prima de Maria, Izabel, a recebe em sua casa e declara: Feliz aquela que acreditou!

Ao ressaltar a fé da mãe de Jesus, os padres do Santuário da Conceição querem reforçar a posição da fé como grande tesouro dado por Deus; como caminho para uma verdadeira alegria. A escolha do tema foi motivada, também, pela programação da Igreja Católica, que está celebrando o Ano da Fé, instituído pelo Papa Bento XVI.

“Assim como Nossa Padroeira disse o sim e se colocou inteiramente na missão de ser a Mãe de Deus, também somos convidados a dizer o nosso sim, sem perder a alegria e sem nos esquecer de que é preciso buscar as coisas do alto”, destacou o reitor do Santuário, pe. Arnaldo Menezes, scj.

A fé e a alegria, que serão as bandeiras do Festejo da Conceição, também estão relacionadas à preparação dos jovens da comunidade para a Jornada Mundial da Juventude 2013, que ocorrerá no Rio de Janeiro, com a presença do Papa.

O Festejo


O Festejo da Conceição é a maior festa religiosa do Maranhão e um dos mais tradicionais da Igreja Católica no Estado. A grande novidade deste ano é a mudança do local da celebração eucarística do dia 08 de dezembro para a Praça Maria Aragão. De lá, os devotos sairão em procissão até o Santuário da Conceição.

É uma história de devoção que começou em 1805, quando foi criada a paróquia Nossa Senhora da Conceição, com sede na Rua Grande, onde hoje está situado o Edifício Caiçara. A devoção mariana tem como objetivo principal conduzir os cristãos católicos até Jesus Cristo.

Na primeira parte da programação, acontecem as novenas nas famílias. Durante o mês, acontecerão, ainda, carreata, romarias, celebrações eucarísticas campais e visita da imagem a órgãos públicos e igrejas da Arquidiocese de São Luís. Outra novidade é a realização do I Encontro dos Jovens Dehonianos com Maria (EJDM), no dia 15 de novembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário