segunda-feira, 26 de março de 2012


Encontro da Pascom do Regional Nordeste 5 integra comunicadores das Dioceses do Maranhão 


A defesa de maior integração entre os comunicadores das doze Dioceses do Maranhão foi a tônica do Encontro da Pastoral da Comunicação (Pascom), do Regional Nordeste 5 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), realizado de sexta (23) a domingo (25), em São Luís. As práticas comunicativas do próprio Jesus Cristo foram indicadas como modelo para as ações da pastoral.

Convidado a abrir o evento, o jornalista e professor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Ed Wilson, ressaltou que o trabalho da Pascom deve envolver atividades de pastoral, evangelização e mobilização social. No conteúdo dos produtos de comunicação, segundo ele, é preciso que se transmitam valores, estimulando as pessoas a inovar suas posturas como verdadeiras cristãs.

A Assessora da Comissão para a Comunicação da CNBB, irmã Élide Maria Fogolari, durante o encontro, detalhou os fundamentos da Pascom. A partir da citação Bíblia “Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda a criatura” (Mc 16, 15), ela apresentou princípios que devem nortear as atividades dos comunicadores de pastoral. “A Pascom está fundamentada no ser e no agir de Cristo”, afirmou.

Irmã Élide disse ainda que a função da Pastoal da Comunicação é explicitar o Reino de Deus em ações comunicativas, atuando na formação, articulação, produção e espiritualidade. Nas paróquias, é um grupo a serviço das demais pastorais. Ao final das discussões, a assessora da CNBB orientou a elaboração de um projeto de Pascom para o Regional Nordeste 5, que será apresentado ao arcebispo de São Luís, dom José Belisário da Silva, por equipe formada no encontro.

Os cerca de 50 comunicadores de pastoral presentes no evento fizeram oficinas de “Rádio e Programa”, “Jornal Mural”, “Jornal Impresso” e “Comunicação e Liturgia”. “Somos convidados a conhecer os mistérios de Jesus Cristo e, com os meios de comunicação, levá-los aos homens e mulheres do nosso tempo”, enfatizou o Pe. Nonato, da Diocese de Imperatriz.  


Do Santuário Nossa Senhora da Conceição, participaram o coordenador da Pascom, Ricardo Alvarenga, o jornalista Romulo Gomes e o publicitário Fernando Araújo, que já estão preparando relatório ao reitor do Santuário, Pe. Arnaldo Menezes, scj, com propostas para dinamizar a comunicação da igreja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário