Por Vanilza Freitas
Um jardim secreto de amores, sonhos, desejos, realizações, conquistas e desafios. Dizem que dentre as coisas mais difíceis do mundo, nada supera os segredos do coração de uma mulher. Mas, será que é verdade ou apenas um mito?
Se voltarmos na história, conheceremos mulheres fascinantes que buscaram o simples fato de ter valorizados seus ideais. Infelizmente, muitas pessoas na sociedade atual desconhecem ou simplesmente acham que esta data é apenas um dia igual a outro.
O nosso alerta é que muitas vidas inocentes já foram perdidas; inclusive nesta data. 08 de março de 1857, em uma fábrica de Nova York, aproximadamente 130 tecelãs foram mortas carbonizadas, apenas por reivindicarem melhores condições de trabalho.
No dia 08 de março - Dia internacional da Mulher (oficializado pela ONU desde 1975), é possível destacar que todas as leis e outros dispositivos que estão sendo criados e efetivados são um esforço para tentar diminuir e, quem sabe um dia, terminar com o preconceito e a desvalorização da mulher.
No Brasil e no mundo, mesmo com todos os avanços tecnológicos e sociais, elas ainda sofrem com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional.
É comum ouvir comentários sobre a mulher como sexo frágil e vários adjetivos perojarativos, que nem valem falar. Mas, a figura feminina vem ganhando espaço significativo ao longo dos séculos no mercado de trabalho e, principalmente, na sociedade já não temos apenas “donas de casa” e sim “Mães” de família. Percebemos que as mulheres acompanharam e se adaptaram ao crescimento tecnológico; são elas que descobrem fórmulas, montam carros, pilotam aviões, dirigem trens e ônibus. Mas, o que as tornam imprescindíveis é que, além de tudo isso, podem ser MÃES, doces, educadoras e amáveis.
Exemplos na igreja
Os Cristãos Católicos Apostólicos Romanos têm como exemplo de mulher:
- Maria, mãe de Jesus: gerou, criou e educou Jesus Cristo, tornando-se mãe de toda comunidade cristã. Nasceu, provavelmente, em Jerusalém, por volta de 20 a.C.
- Joana D’Arc: nasceu na França no ano de 1412 e morreu em 1431 (época medieval). Foi uma importante personagem da história francesa, durante a Guerra dos Cem Anos (1337-1453), quando seu país enfrentou a rival Inglaterra. Joana D’Arc foi canonizada, no ano de 1920.
-Madre Teresa de Caucutá: Importante Missionária católica do século XX. Lutou pelos mais necessitados. Ganhou o prêmio Nobel da Paz em 1979. Foi beatificada pela Igreja Católica em 2003.
- Irmã Dulce: Foi uma importante religiosa católica do século XX. Lutou em prol dos mais carentes e necessitados, destacando-se por suas obras de caridade e assistência social. Foi beatificada pela Igreja Católica em maio de 2011.
No dia 08 de março, Dia Internacional da Mulher, o Santuário Nossa Senhora da Conceição agradece e saúda todas as mulheres, crianças, jovens, adultas, idosas e voluntárias das pastorais que ajudam na construção de uma evangelização, com trabalho, dedicação, amor e muita oração.
Nenhum comentário:
Postar um comentário