domingo, 31 de maio de 2009



Neste domingo, o papa pede uma “humilde e silenciosa” escuta da Palavra de Deus. Para que o Pentecostes não se reduza «a um simples rito», é necessário dedicar-se mais à escuta da Palavra de Deus, afirmou Bento XVI.
“Entre todas as solenidades”, o Pentecostes se distingue por importância, porque nela se atualiza aquilo que Jesus mesmo anunciou ser o motivo de sua missão na terra”: “Vim para lançar fogo sobre a terra, e quanto queria que já estivesse aceso!” (Lc 12, 49).

Estas palavras, “encontram sua mais evidente realização cinquenta dias depois da ressurreição, em Pentecostes, antiga festa hebraica que na Igreja se torna a festa por excelência do Espírito Santo”.
“Deus quer continuar a doar este ‘fogo’ a cada geração humana, e naturalmente é livre para fazê-lo como e quando quer”, mas há “uma via normal que o próprio Deus escolheu”, e esta via é Jesus, seu Filho Unigênito Encarnado, morto e ressuscitado.

Jesus Cristo, por sua vez, “constituiu a Igreja qual seu Corpo místico, para que prolongue sua missão na história”.

Pentecostes:

Era também chamada festa das sete semanas por ser celebrada sete semanas depois da festa da páscoa, no qüinquagésimo dia. Daí o nome Pentecostes, que significa "qüinquagésimo dia".

No primeiro pentecostes, depois da morte de Jesus, cinqüenta dias depois da páscoa, o Espírito Santo desceu sobre a comunidade cristã de Jerusalém na forma de línguas de fogo; todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas (At 2,1-4). As primícias da colheita aconteceram naquele dia, pois foram muitos os que se converteram e foram recolhidos para o Reino.

Quem é o Espírito Santo?

O prometido por Jesus: "...ordenou-lhes que não se afastassem de Jerusalém, mas que esperassem a realização da promessa do Pai a qual, disse Ele, ouvistes da minha boca: João batizou com água; vós, porém, sereis batizados com o Espírito Santo dentro de poucos dias" (At 1,4-5).

Espírito que procede do Pai e do Filho: "quando vier o Paráclito, que vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da Verdade que vem do Pai, ele dará testemunho de mim e vós também dareis testemunho..." (Jo 15 26-27). O Espírito Santo é Deus com o Pai e com o Filho. Sua presença traz consigo o Filho e o Pai. Por Ele somos filhos no Filho e estamos em comunhão com o Pai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário